quarta-feira, 6 de março de 2013

"Solução Portugal" - Alemanha declara que Portugal corre o risco de ser "demasiado ambicioso"...



- 28 de Setembro de 2011 - 


O projecto "Solução Portugal" é enviado ao Governo (como já comprovei aqui com uma cópia integral da carta enviada ao Ministro da Economia ) ao Governo Português na pessoa de do actual Ministro da Economia Álvaro Pereira, com um pedido de reunião que nunca teve resposta.

- 14 de Outubro de 2011 -


O Governo vai avançar com três novos terminais de contentores nos portos de Lisboa, Leixões e Sines, apurou o Económico. - O Governo pretende investir 2.455,15 milhões de euros em diversas infraestruturas nos cinco maiores portos nacionais. O Económico apurou que grande parte deste esforço financeiro será aplicado na construção de três novos terminais de contentores nos portos de Lisboa, Leixões e Sines. No porto de Sines, está também previsto lançar um novo terminal de contentores, designado Vasco da Gama, com recurso a um concurso público que encontre um operador privado para o efeito. O processo será lançado entre 2013 e 2022, por um prazo de concessão de 30 anos. O investimento previsto é de 941 milhões de euros, sendo 705 milhões da responsabilidade do futuro operador privado. 

- 19 de Outubro de 2011 -


Bruxelas acerta com o governo novo projecto para o TGV abandonando o TGV passageiros e apostando apenas no TGV mercadorias seguindo rigorosamente as linhas do projecto "Solução Portugal". 

-14 de Novembro de 2011 -


O porto de SINES que era até à data do envio do projecto "Solução Portugal" um porto fantasma de quem ninguém falava passa a ser notícia nos meios de comunicação de Portugal e alvo principal da estratégia do governo. Nessa época não se falava em SINES, muito menos jamais alguém (exceptuando a informação contida no projecto - Solução para Portugal) - havia feito qualquer referência ao Canal do Panamá, só a - 14 de Novembro - Aparece na imprensa em letras capitais: 

"Porto de Sines alarga molhe de abrigo de contentores para oportunidades do novo Canal do Panamá” 

-21 de Janeiro de 2013 -


Curiosamente Jeoren Dijsselbloem, um Holandês, sucede a Jean-Claude Juncker como Presidente do Eurogrupo, sucessor na liderança do fórum dos ministros das Finanças da Zona Euro.

-7 de Fevereiro de 2013 -


Apesar de o Governo ter assegurado que a reformulação do anterior projecto de alta velocidade ferroviária (TGV) Lisboa/Madrid tinha merecido a concordância de Bruxelas, não é essa a garantia dada ao jornal económico pelo vice-presidente da Comissão Europeia e porta-voz do comissário europeu com o pelouro dos Transportes. Não é certo que Bruxelas financie um novo, ou reformulado, projecto português de alta velocidade ferroviária de mercadorias, visto que o de passageiros está fora de questão. Bruxelas recua 2 anos depois de "Solução Portugal" se tornar visível, público... O que temia Bruxelas?

-10 de Fevereiro de 2013- 
 "Documento de Coimbra" 



(Reunião Nacional do Partido do PS - Partido Socialista a quem também enviei o projecto, assim como a toda a oposição no parlamento português após ter visto que o governo estava a usar a ideia de "Solução Portugal" )

O primeiro esboço do que pode vir a ser o programa eleitoral do PS foi apresentado e aprovado ontem na Comissão Nacional, realizada em Coimbra. Num texto de 27 páginas, intitulado ‘Documento de Coimbra’, o PS apresenta um conjunto de propostas alternativas, divididas entre a frente nacional e a frente europeia. Mas entre estas medidas constam algumas novidades.

Na frente nacional, o PS propõe o aumento do salário mínimo, a estabilização do quadro fiscal, o aumento das pensões mais baixas, a reposição do nível de protecção social e a valorização da contratação colectiva. Além destas medidas, os socialistas insistem na renegociação do memorando de entendimento com a troika e sugerem a apresentação de ‘project bonds’ de investimentos estruturantes como a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Madrid.

"O PS faz um apelo para que os senhores ministros da Economia [Álvaro Santos Pereira] e das Finanças [Vítor Gaspar] se entendam" sobre o projecto de ligações ferroviárias de alta velocidade e, em segundo lugar, depois de se entenderem, "venham ao Parlamento explicar aos portugueses em que é que se entenderam", declarou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

De acordo com Carlos Zorrinho, o PS "manifesta enorme estupefacção com o que tem ocorrido em torno [do tema] das ligações ferroviárias de alta velocidade" e, por essa razão, vai requerer a presença dos dois ministros na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

Nas declarações que fez aos jornalistas, o presidente da bancada socialista apontou que o ministro [de Estado e das Finanças] Vítor Gaspar começou por anunciar "a retoma do projecto, reconhecendo o Governo que há razão para se fazer uma aposta forte nas ligações ferroviárias de alta velocidade".

Porém, no dia seguinte, acrescentou Carlos Zorrinho, "percebeu-se que o mesmo ministro das Finanças a primeira coisa que fez foi transferir 700 milhões de euros que se encontravam num consórcio bancário para tapar buracos na Parpública".

- 21 de Janeiro de 2013 -


Jeoren Dijsselbloem, político Holandês, ex funcionário do Ministério da Agricultura e Pescas da Holanda, membro do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimentos e Ministro das finanças do Benelux, (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) é eleito é eleito Presidente do Eurogrupo. É este homem quem tem na mão o poder de decidir ou negar o investimento da Europa no então chamado TGV - Mercadorias.... Curioso, coincidência?... Quem seria o maior prejudicado se Portugal começasse a funcionar como porta de entrada de todas as mercadorias que paradoxalmente hoje vem para o Sul da Europa via Holanda? Vejam a seguir...

- 7 de Fevereiro de 2013 -


O Presidente da Comissão Europeia afirma que não é certo que Bruxelas financie o TGV de mercadorias Português dando o dito por não dito. A Europa já havia concordado com a aprovação deste projecto estando apenas aguardando questões de ordem formal...
Fica um ponto de interrogação, a Europa já mostrou que não faz nada por acaso, estão com medo de Portugal se tornar na porta de entrada da Europa?

1 de Março de 2013 - Recente...


A Europa dá o dito por não dito e recua de novo aprovando o projecto do comboio de mercadorias Sines/Madrid, ou seja: a Europa aprovou inicialmente aplaudindo Portugal, mas quando teve conhecimento da origem do projecto em "Solução Portugal" deu o dito por não dito, contudo, porque tinha uma batata muito quente nas mãos preferiu recuar de novo e desta vez (vamos ver se será a última), aprovar de novo!

4 DE MARÇO DE 2013


O Presidente norte-americano Barack Obama confirmou esta segunda-feira de manhã a nomeação de Ernest Moniz (filho de pais Portugueses / açorianos) para a Secretaria de Estado da Energia (uma das mais importantes pastas ministeriais dos Estados Unidos da America). (*)

Nota (*): Reparem no seguinte texto extraído do projecto "Solução Portugal", jamais a América colocaria numa pasta ministerial tão importante como a da energia um Secretário de Estado filho de pais Açoreanos /Portugueses, principalmente depois do seu recuo (que prevejo que seja temporário), nos gastos orçamentais da defesa Norte Americana na Base Aérea das Lages. Solução Portugal já está nos meios dos "serviços de inteligência" de muitos países, a América já percebeu que aproximando-se da estratégia de "Solução Portugal" não apenas encontra uma solução energética para as suas necessidades de consumo, como também esta estratégia geográfica lhe dá o poder de fazer face ao domínio da produção  massiva da China e alterar os actuais geoequilíbrios do planeta. É muito natural que a América se afaste lentamente da Inglaterra e se aproxime de Portugal...





~ Começo de citação ~


"Todas as mercadorias, crude, da África e América do Sul seriam transportadas para os Açores e depois carregadas em super-contentores e super-petroleiros para a Europa e Sines (mais tarde se pensaria num “pipe-line” submarino que ligasse os açores a Sines). Por essa razão, seria importante que Portugal e Brasil unissem esforços para participar do capital de grandes empresas de navegação, ou incentivassem grandes Grupos portugueses e/ou brasileiros a fazê-lo, eventualmente com outras participações previstas no plano mestre.

Pequenos navios “Feeders” levariam mercadorias ( destinadas à Europa e costa Atlântica Norte Americana) para os Açores (a explicar mais tarde). O crude sairia directamente das plataformas de petróleo para os Açores onde se criaria um Centro de operações logístico de transportes da UELP a par de uma gigantesca refinaria construída a custo baixo devido à pequena plataforma continental açoriana. Países como os Estado Unidos da América e Canadá estriam interessados neste projecto que conseguiria colocar o crude na América do Norte e na Europa a um custo muito mais baixo que o proveniente dos países do golfo/médio oriente.

Para que esta ideia se concretize, é necessário a participação de todos os países de língua portuguesa na equação de toda a problemática subjacente a este plano. Esta ideia terá de ter a chancela de todos os países de Língua oficial portuguesa. Para a criação desta conferência da UELP seriam convidados como observadores alguns países como a Austrália, Estados Unidos (cujo interesse na Base Aérea das Lajes /Açores iria ajudar o sistema de defesa da UELP), Canadá, África do Sul e Mercosul "(entre outros)."

( IN "Solução Portugal" - Projecto Macroeconómico)



~Fim de citação~


- 5 de MARÇO DE 2013 -



Portugal pediu 15 anos mas Alemanha deixa aviso - Obtido o acordo de princípio, Portugal tenta garantir extensão das maturidades em pelo menos cinco anos, enquanto a Alemanha alerta para riscos de demasiada ambição.  

A Europa está com um pedaço de carvão em brasa nas mãos e já se começou a queimar, agora a estratégia europeia é oposta à anterior, não forçar de um modo drástico Portugal economicamente, ganhar tempo, tentar encontrar soluções, saídas que permitam enfrentar a arma que Portugal possui nas mãos...

NOTA IMPORTANTE: BRUXELAS JÁ HAVIA DITO DECLARADAMENTE NÃO A PORTUGAL NESTA MATÉRIA E RECUA...

É BEM CLARO QUE JÁ EXISTEM MOVIMENTAÇÕES NO MUNDO INTEIRO POR CAUSA DE "SOLUÇÃO PORTUGAL" !

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