sexta-feira, 8 de março de 2013

STEFAN ZWEIG - VISÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DESTE ESCRITOR ALEMÃO EXILADO NO BRASIL


Curiosa a similitude desta declaração de Stefan Zweig e de Agostinho da Silva, anos mais tarde, revelando o mesmo sentimento de que o Brasil era o país do futuro e neste país surgiria uma civilização avançada afirmando que o "Homem Superior" iria surgir, ainda que com dificuldades, neste país lusófono.


Aqui fica uma declaração de Stefan Zweig, um dos meus autores preferidos pela limpidez cristalina com que escreveu esses dois contos maravilhosos: "Amok" e "Carta de uma desconhecida". Embora Amok seja mais aplaudido, "Carta de uma desconhecida" foi o que me marcou mais, quando o meu pai me ofereceu um livro com os dois contos no dia em que completei 12 anos de idade. Amok retrata um homem que atingiu um estado de loucura tomado pelo calor de um dia abrasador. Stefan Zweig teve, a par de  Ernest Hemingway e Gabriel Garcia Marquez, imensa influência na minha escrita, curiosamente Stefan Zweig e Agostinho da Silva viveram ambos exilados no Brasil, e ambos perfilharam em épocas diferentes uma mesma visão da sociedade Brasileira contemporânea.

Abraço Amigos,

Miguel Martins de Menezes



Sem comentários: